MEI pode ter a carteira assinada?

Olá empreendedores! Está na dúvida se o MEI pode ter a carteira assinada? Quais são os riscos que o MEI corre ao trabalhar registrado em outra empresa.

Vamos para um exemplo prático dos pontos importantes sobre nosso tema e saiba de uma vez por todas se o MEI pode ter a carteira assinada.MEI pode ter a carteira assinada

Imagine a situação:

Sr. Josenildo começou a trabalhar de carteira assinada e gostaria de saber se vai ter algum problema pois já é Microempreendedor individual. Ficou sabendo que perderia alguns benefícios e gostaria de esclarecer essa dúvida.

Ao entrar em contato com o nosso blog e questionar a respeito obteve a seguinte resposta:

Não, não há problema nenhum. O único detalhe que deve ser dito é que em caso de demissão da empresa que assinou sua carteira o mesmo não recebe o seguro desemprego.

Você irá receber seu tempo de serviço trabalhado, vai poder sacar seu FGTS e ter acesso aos demais benefícios que todo trabalhador tem.

Considerando que o MEI pode ter a carteira assinada e agora que você tem o conhecimento da situação quanto ao seguro desemprego precisará avaliar o que pretende fazer. 

Faça um planejamento para saber se é o momento ideal para a formalização do seu microempreendedor individual.

Não vou me alongar muito falando sobre o seguro desemprego pois temo um outro EXCELENTE artigo onde falamos sobre o seguro e o que você deve observar.

O mais importante mesmo é saber que você MEI pode ter a carteira assinada. Não há até o momento nenhum impeditivo.

Temos um novo artigo falando sobre o Certificado de Condição do MEI

E então, o que achou do artigo?Ainda com dúvidas? Fiquem a vontade para perguntar nos comentários.

Sua opinião é muito importante para o crescimento do nosso blog! Deixe suas sugestões e críticas também nos comentários!

Acompanhe nosso site! Assine nossa lista de conteúdo e seja atualizado semanalmente com dicas sobre o microempreendedor individual e sobre empreendedorismo!

Mais uma vez espero ter ajudado! Um forte abraço!

Atenção!

O Prazo de entrega da declaração anual do MEI está próximo do fim! Saiba tudo sobre o assunto aqui!

Deixe seu e-mail e seja atualizado sempre que um novo artigo estiver disponível!

48 Comentários

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber como fica com relação a aposentadoria quando você é MEI e trabalha em empresa privada?

    • Mateus Campos

      Olá. Bem, quanto a aposentadoria recomendo que entre em contato com a previdência social. Informe a situação e eles vão orienta-la. Forte abraço!

  2. Boa tarde. Trabalho com carteira assinada e sou sacoleira, porém tenho um dinheiro para receber mais só posso receber se abri uma MEI, posso abrir e depois de alguns meses da baixa, após isso, irei ter o direito do seguro desemprego novamente caso precise?

    • Mateus Campos

      Olá. Se quando você der entrada no seu seguro o seu MEI já estiver baixado e sem nenhuma pendência irá receber normalmente seu seguro desemprego. Forte abraço!

  3. deixa eu perguntar, sou MEI e consegui um emprego com carteira assinada, se eu engravidar quando eu tiver o bebe devo receber a licença/ salário maternidade pelo MEI ou pelo inss?

    • Mateus Campos

      Olá. Esse tipo de informação eu não tenho como passar, recomendo que entre em contato coma previdência social. Forte abraço!

  4. BOA NOITE, SOU MEI E QUERIA SABER SE POSSO ASSINAR MINHA PROPRIA CARTEIRA COM MEU CNPJ.

  5. BOA NOITE, SOU MEI E QUERIA SABER SE POSSO ASSINAR MINHA PROPRIA CARTEIRA COM MEU CNPJ.

  6. jady bello

    Boa noite,p eu cancelar o meu mei,eu pago alguma taxa?
    Deixei de paga as mensalidades fez um tempo,pois n uso mais o meu,fiko cm alguma dívida ativa por causa disso?

    • Mateus Campos

      Olá. A baixa é gratuita. Mesmo após a baixa você deve pagar seus boletos do DAS em aberto. Não pagamento pode ocasionar dificuldade para receber benefícios da Previdência, crédito bancário, assumir cargos públicos. Espero ter ajudado. Forte abraço!

  7. jady bello

    Boa noite,p eu cancelar o meu mei,eu pago alguma taxa?
    Deixei de paga as mensalidades fez um tempo,pois n uso mais o meu,fiko cm alguma dívida ativa por causa disso?

  8. Gabriel Souza SIlva

    TENHO CARTEIRA ASSINADA, POSSO ABRI UM MEI? (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL)

  9. Gabriel Souza SIlva

    TENHO CARTEIRA ASSINADA, POSSO ABRI UM MEI? (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL)

    • Mateus Campos

      Olá. Pode sim.

  10. BOY

    VAMOS VER SE EU COMPREENDI.. ATUALMENTE SOU MEI! E TRABALHO DE CARTEIRA ASSINADA.. NO CASO EU SEJA DEMITIDO DA EMPRESA NAO RECEBO O SEGURO? E PARA EU RECEBER FUTURAMENTE TENHO QUE FAZER O CANCELAMENTO DO MEI?

    • Mateus Campos

      Olá. Sendo MEI você não recebe o seguro desemprego. Forte abraço!

  11. Andreza Medeiros

    Boa tarde, tenho carteira assinada em uma empresa e quero abrir um MEI, quais os benefícios que eu perco pro ser MEI, O SEGURO DESEMPREGO? LICENÇA MATERNIDADE? O ABONO DO PIS? tem mais algum benefício que eu não recebo?? E esses que citei eu tbm perco o direito de receber ?

    • Mateus Campos

      Olá. O único benefício que você irá perder é o seguro desemprego. Sobre o PIS você pode perder caso o seu faturamento ultrapasse o que é permitido para receber normalmente. Forte abraço!

      • CLAUDIO ROBERTO MIRANDA

        Boa Tarde, gostaria de lembra que outro beneficio, o auxilio doença, onde a base para tal sera o MEI. e não o salario contribuição da carteira de trabalho

  12. Joane Passos

    Eu trabalho de carteira assinada e gostaria muito de abrir um MEI tem algum problema? Boa tarde

    • Mateus Campos

      Olá. Não tem problema. É importante apenas que saiba que caso venha ser desligada da empresa que assina sua carteira, você não receberá seguro desemprego. Forte abraço!

  13. FELIPE PEDROZO

    Olá boa noite! sou mei e trabalho de carteira assinada fui demitido sem justa causa , até o presente momento não fiz nenhuma contribuição mensal.Posso receber o Seguro desemprego? Aguardo

    • Mateus Campos

      Olá. O que sabemos é que se o MEI estiver ativo quando o titular foi desligado da empresa que assina sua carteira o mesmo não receberá o seguro desemprego. Forte abraço!

  14. Camila cardoso lacerda

    ola sou mei,devido a dificuldades, recentemente comecei a trabalhar de carteira assinada
    tenho um plano de saúde cadastrados no meu cnpj queria saber se eu de baixar perco o meu plano empresarial

    • FELIPE PEDROZO

      Olá Camila.sim você perderá esse plano empresarial porque está cadastrado em seu cnpj Eu sugiro que vc tente cadastrar com seu CPF.

    • Mateus Campos

      Olá Dyego. Não é possível realizar esse procedimento. O empresário não pode assinar a sua carteira. Forte abraço!

  15. Diego Soares

    Olá​ para tirar minhas dúvidas ,sou registrado em caso de demissão ,perco o seguro , referente ao PIS perco tb se altrapassar,o limite é de se pensar obrigado

  16. Diego Soares

    Olá​ para tirar minhas dúvidas ,sou registrado em caso de demissão ,perco o seguro , referente ao PIS perco tb se altrapassar,o limite é de se pensar obrigado

    • Mateus Campos

      Exatamente! Forte abraço!

  17. claudionir

    Trabalho com carteira assinada numa empresa declaro imposto de renda abrindo hum mei vou ter que soma essa renda do mei com a renda que recebo para declarar meu imposto

    • Mateus Campos

      Olá. Como a declaração em questão é a de pessoa física eu não saberei informar, recomendo que entre em contato com a Receita Federal. Forte abraço!

  18. girlanda

    Bom dia eu abri uma empresa a 4 anos em meu nome, só que na verdade não fiquei trabalhando mais ela esta ativa mas não trabalho mais só pago o meu inss ppelo cnpj. Pergunta: Vou ter problema mas tarde com o meu inss. Por que esta empresa a muinto tempo não tem movimento nenhuma devo fechar o meu cnpj e pagar o meu inss normal o que devo fazer? Ou não tem problema posso continua pagando meu inss como estou pelo cnpj?

    • Mateus Campos

      Olá. Você pode ter problema com a Receita Federal. Tem sido uma prática comum pessoas formalizarem MEI apenas para pagar o INSS, o que não é correto. O Microempreendedor Individual é a constituição de uma empresa. Uma empresa tem como fundamento base gerar faturamento e estar atuando. A Receita Federal pode a qualquer momento buscar a senhora para identificar possíveis irregularidades. Recomendo que se não tem interesse em ser uma empresária, baixe sua empresa e busque o INSS para pagar a sua previdência. Forte abraço!

  19. Jaime Nolasco alves

    Bom dia.

    Gostaria de saber eu sendo MEI se eu posso ser registrado na minha propria firma.

    • Mateus Campos

      Olá. Você não pode se contratar, isso não é permitido por lei.

  20. cristiane almeida

    olá , tenho um mei e não tiro nota vendo bolos e doces encasa so pago mensalmente e declaro anualmente vou terp roblema com a receita

    • Mateus Campos

      Olá. O MEI só é obrigado a emitir notas fiscais caso preste serviço ou comercialize produtos para outra pessoa jurídica ou se o cliente pessoa física solicite a nota. Você precisa acompanhar o seu faturamento e declarar corretamente as informações. Não haverá nenhum problema.

  21. junior de sousa e silva

    boa tarde.Eu sendo MEi,eu assinando minha carteira em outra empresa, eu perco os meus direito auxilio doença,maternidade

    • Mateus Campos

      Olá. Você não perde, mas também não tem nenhum aumento no valor do benefício. Recomendo que entre em contato com a Previdência Social para informações mais detalhadas.

  22. lucas de souza

    boa tarde ! trabalho de carteira assinada , eu sendo MEI quais benefícios eu perco ?

    • Mateus Campos

      Olá. Se como MEI você faturar mais que um salário mínimo, caso seja desligado da empresa que assina sua carteira não receberá seguro desemprego.

  23. Rafael Ferreira Ponciano

    Boa tarde
    Trabalho de carteira assinada e tive um acidente e tive que operar ficando afastado a 1 mês , nesse tempo abrir um mei , só que ainda não dei entrada no INSS para auxilio doença , será que meu benefício será cortado , eu receberei mesmo com o meu aberto ou não

    • Mateus Campos

      olá. Recomendo que verifique diretamente com o INSS para resolver essa situação.

  24. Bianca

    Oi, sou MEI e estou trabalhando no mesmo estabelecimento a mais de um ano. A empresa precisa me registrar?

    • Mateus Campos

      Olá. Não necessariamente a empresa precisa te registrar. Você poe buscar algum advogado trabalhista para ter uma orientação mais técnica.

  25. Camilla melo

    Gostaria de saber eu consigo receber lincenca maternidade ? Sou clt e tenho mei ! Consigo receber os dois ?

    • Mateus Campos

      Olá. Você precisa entrar em contato com a previdência para obter essa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *