Afinal, o que é empreender?

Olá MEI! Tem dúvidas sobre o que é empreender e qual a importância de se qualificar para o mercado?

Esse artigo foi escrito para tirar essas suas dúvidas!

Fique atento MEI! Seja profissional, busque qualificação constante e melhore seus resultados! Existem muitas definições para o termo empreendedorismo. Pesquisando essas definições, chegamos a uma que expressa bem o que entendemos sobre o assunto.

Empreender é:

O ato de buscar e treinar habilidades voltadas para o a criação de um novo projeto. Tendo como visão um futuro compensatório. Com responsabilidade socioeconômica, sempre na busca da satisfação de todos envolvidos

O termo empreendedorismo nunca esteve tão na moda. A crise instalada em nosso país tem forçado muitas pessoas a abrirem um empreendimento. Começar um negócio muitas vezes é simples. Muitos modelos de negócio necessitam apenas de um baixo custo de investimento e alguns não necessitam nem mesmo de um capital inicial.

Abrir um negócio pode ser fácil,  já empreender…

Tendo em vista as atuais facilidades na abertura de uma empresa, muitos resolvem abrir seu próprio negócio. Essas empresas são abertas sem um devido planejamento, seus donos mal sabem que infelizmente estão fadados
ao fracasso. São duras as palavras, eu sei, mas é o que geralmente acontece. Uma empresa sem estrutura consolidada, sem bases fortes não conseguirá sobreviver ao mercado.

Abrir um negócio pode até ser fácil, mas empreender é diferente e bem mais difícil. Empreender é algo muito mais complexo e exigirá de você muito mais esforço e dedicação.workplace 615375 960 720 300x199 - Afinal, o que é empreender?

Nossa definição, logo no início traz a importância e a necessidade de buscar e treinar habilidades voltadas para a gestão de um negócio. E mesmo o mais nato empreendedor precisa se capacitar e buscar aprimorar as suas habilidades.

Desprezar a importância de capacitar-se é uma atitude pouco inteligente. Essa atitude pode levar a falência do seu negócio. Na melhor das hipóteses o empreendimento pode até dar certo, mas passará por dificuldades desnecessárias e talvez nunca alcance seu potencial máximo.

Essa busca pelo conhecimento é o diferencial entre o sucesso e o insucesso. É o que faz alguém multiplicar seu investimento enquanto que outros fecham os negócios ainda mais endividados.

Modelo Canvas;
Plano de negócio;
Fluxo de caixa;
Formação de preço;

Conhece esses termos? Esses são exemplos de ferramentas/conhecimentos simples e que são indispensáveis para qualquer empreendedor em qualquer porte de empreendimento.

E essa é forma correta de empreender. É buscando sempre o melhor, buscando o conhecimento necessário para fazer o seu empreendimento desenvolver da melhor maneira possível.

Gostou do que leu? Compartilhe!
Deixe sua opinião e dúvida nos comentários. Forte abraço!

Se é MEI não deixe de ler esse nosso artigo sobre a declaração anual 2017

Deixe seu e-mail e seja atualizado sempre que um novo artigo estiver disponível!

2 Comentários

  1. Edenir

    Eu perdi o imprego ano passado e nesse ano entrei no MEI só pra contribuir com a previdencia.não encontrei imprego trabalho por dia e faço bico quado encpntro será que eu tenho fireoto no pis agora em2017?

    • Mateus Campos

      Olá. Você precisa se enquadrar nas especificações para o recebimento do benefício. Damos algumas dicas nesse artigo e recomendo que entre em contato com a CEF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *