Empréstimo para MEI! Descubra agora as exigências das financeiras!

Olá empreendedores! O MEI pode pedir empréstimo? Como conseguir esse auxilio se tratando de um microempreendedor individual que não tem uma renda tão alta comparado a outras empresas?

Saiba aqui e agora o que as financeiras costumam exigir para disponibilizar empréstimo para MEI e como saber se é o momento certo!

 

Empréstimo para MEI

 

Se gostar do artigo você pode compartilha-lo em suas redes sociais. Basta clicar nos botões do início ou final deste artigo!

Em momentos de crise e de dificuldade financeira, muitos empresários buscam o auxílio das linhas de crédito para microempreendedores individuais com as mais diversas financeiras.

Microempresas e empresas de pequeno porte, costumam ter um reconhecimento maior diante da financeiras. Essas categorias tem esse reconhecimento devido a um limite de faturamento maior. Empresas deste porte tem limite de faturamento de até 360.000,00 R$ para ME e a partir desse mesmo valor para EPP.

Antes de buscar a agência bancária, recomendo que faça uma análise da situação atual de seu negócio.

O mercado oscila muito, tendo momentos de picos e momentos de quedas relevantes. E existem empreendimentos que são atingidos por sazonalidade. Todos os fatores devem ser observados.

Por exemplo, uma sorveteria. O seu faturamento no período de inverno deve se r consideravelmente menor comparado ao do verão.

Um novo empresário nesse ramo pode se desesperar e achar que é o momento certo para pedir um empréstimo. E você? o que acha?

Espero que o exemplo tenha sido suficiente que nem sempre a solução é pedir um empréstimo para MEI. O problema nas finanças deve ser analisado minunciosamente. Identificado o problema deve se pensar primeiro em uma solução com recursos próprios e caso não seja possível, buscar o recurso de terceiros.

Como saber se preciso de empréstimo?

Planejamento!

É tudo questão de analise de momento e situação.

Qual a finalidade do empréstimo para MEI?

Comprar maquinário? Comprar produtos? Ampliar o negócio? Pagar dívidas trabalhistas? Identifique a sua necessidade.

Avalie também as suas condições de pagamento. Existem muitos empresários que conseguem o empréstimo como MEI e se afundam em uma dívida ainda maior. Pois não analisaram se seria possível pagar a nova dívida. Mais uma vez se faz necessário uma analise minuciosa da situação.

Bem, sendo algo que não pode ser sanado com recurso próprio pode ser a hora de buscar o auxilio financeiro de terceiros.

Você pode pedir empréstimo para MEI!

Sim, isso mesmo. Você MEI pode buscar uma financeira e fazer esse tipo de solicitação.

Você vai conseguir?

Bem, aí já é algo a ser observado. Da mesma forma que você fez toda a sua analise a repeito da viabilidade de pedir um empréstimo, o gerente do banco irá observar e analisar se você e sua empresa é capaz de paga-lo.

Aí que começa a complicação que muitos não falam, o MEI ainda é visto com um olhar de desconfiança pelas financeiras.

O motivo da dificuldade de acesso a crédito para o MEI?

Basta fazer uma pesquisa sobre a inadimplência da categoria e vai entender o motivo de tanta desconfiança das financeiras em relação ao MEI. E você está adimplente? Está em dias com as obrigações do MEI?

Pesa também o fato de que o MEI é uma categoria nova comparada as outras categorias de empresa. A inexperiência da maioria dos microempreendedores individuais também é um fator determinante.

Você deve buscar o conhecimento constante nos processos de gestão da sua empresa, estar “antenado” com tudo o que diz respeito ao empreendedorismo de modo geral. Muitos empreendedores não tem essa noção do quão importante é a busca pelo conhecimento.

Busque se qualificar, quando você estiver qualificado a sua empresa estará qualificada. Acredite que isso irá facilitar o seu acesso a crédito para o MEI.

Qual o melhor banco para solicitar empréstimo para MEI?

Empréstimo para MEI

 

Não é possível indicar qual é o melhor banco para o MEI pedir o empréstimo. Cada financeira vai ter as suas especificações. Por exemplo a taxa de juros, as condições de pagamento não são as mesmas. Essas especificações vão variar de financeira para financeira.

Realize uma pesquisa e identifique aquela financeira que vai se enquadrar melhor com o seu perfil.

Existem financeiras que recebem aporte do governo para ser repassado para empresários e potencias empresários. Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Nessas três financeiras você pode encontrar uma facilidade maior. O que ainda não é uma garantia.

Avaliação da agência.

O que o gerente vai observar e quais os documentos comumente exigidos?

Como havia informado a financeira precisa também sentir segurança de que o MEI vai pagar o seu empréstimo. Eles analisam algumas situações. O que normalmente é observado por um gerente bancário:

– Adimplência do CNPJ MEI

– Adimplência no CPF do titular do MEI

– Faturamento anual do MEI

– Débitos fiscais

– Ao menos 6 meses de atividade

Esses são os principais pontos observados pelas financeiras. Podendo variar a depender das exigências.

São exigidas algumas documentações com o intuito de comprovar os pontos listados acima.

Segue lista normalmente exigida de empréstimo para Microempreendedor Individual:

Empréstimo para MEI

 

Extrato PGMEI. Comprova o pagamento do DAS. Você consegue no Portal do Empreendedor.

– Comprovante da declaração anual. Comprova o seu faturamento anual. Você consegue no Portal do empreendedor (Saiba tudo sobre a declaração MEI em 2017).

– CPF e RG do titular. Para verificar adimplência do titular. Dados pessoais.

– Certidões negativas FGTS, federal, estadual, municipal. Verificar existência de débitos fiscais. Respectivamente: Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Junta comercial/SEFAZ estadual e SEFAZ municipal.

Outros documentos podem ser exigidos. Lembre-se de perguntar em quais órgãos você deve buscar a documentação necessária.

Costumo dizer que solicitação de empréstimo ou crédito para o empreendedor individual é um processo de negociação. Isso mesmo!

Durante essa negociação você precisara apresentar ao gerente da financeira a sua demanda e mostrar que tem a capacidade de quitar com as sua possível obrigação. Se você buscar a financeira e não tiver em mente informações como:

Valor a ser solicitado;

Em que o valor vai ser investido;

Como você pretenderá pagar;

Tenha tudo isso planejado. Apresentar essas informações bem estruturadas no momento da negociação com o gerente da financeira irá demonstrar que você é um empresário que conhece a sua empresa e entende que há a necessidade de um auxilio financeiro e além disso tem totais condições de quitar com as obrigações.

Bem, é isso.

Quero destacar aqui como principal orientação a parte do planejamento. Planeje qualquer tipo de ação, a chance de sucesso é maior quando se faz um bom planejamento.

Ficou claro como proceder em caso de empréstimo para MEI?

Se leu esse artigo até aqui, não se esqueça de deixar a sua opinião e se ficou com dúvidas fique a vontade para perguntar!

Acompanhe nosso site! Assine nossa lista de conteúdo e seja atualizado semanalmente com dicas sobre o microempreendedor individual e sobre empreendedorismo!

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe seu e-mail e seja atualizado sempre que um novo artigo estiver disponível!

3 Comentários

  1. Pingback: Declaração Anual MEI 2016 – MEI - Microempreendedor individual

  2. Pingback: Como reativar o CNPJ MEI ? – MEI - Microempreendedor individual

  3. Pingback: Maquininha de cartão para microempreendedor! Saiba como conseguir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *