MEI recebe seguro desemprego?

Olá empreendedores, a resposta da pergunta era  NÃO  agora a resposta é DEPENDE. Muitos empreendedores tem essa dúvida (MEI recebe seguro desemprego?). Explicaremos o motivo a seguir.

Artigo atualizado em 30/04/2018

MEI recebe seguro desemprego

Para o Governo Federal ficava considerado que o empreendedor formalizado tem uma outra fonte de renda e por isso não haveria a necessidade de receber o benefício. É por isso que a resposta para nossa pergunta (MEI recebe seguro desemprego) era uma negativa. 

Essa situação foi revista e agora segundo o próprio Portal do Empreendedor canal oficial da Receita a informação mais atualizada é a seguinte:

O MEI pode receber o benefício do seguro desemprego?

Sim, desde que não tenha auferido renda mensal igual ou superior a 1 (um) salário mínimo no período de pagamento do benefício. Para mais informações, procure os postos de atendimento do Ministério do Trabalho.

Muitos perguntam se caso realize a baixa antes de ser desligado da empresa vai receber o seguro. Será necessário que antes do desligamento conste em todos os órgãos competentes a baixa da empresa e ainda assim não posso dar a certeza. Nessa situação recomendo que entre em contato com a Receita Federal e a Caixa Econômica Federal.

Antes de se formalizar você precisa avaliar muito bem se é o momento certo. Se você já está recebendo o seguro ou pretende receber, não recomendo a formalização. A menos que esteja ou vá receber renta de inferior a um salário mínimo

Claro que pode acontecer de ser mais vantajoso abrir um MEI. Se para fechar um contrato grande por exemplo você precise estar formalizado, o que vai ser melhor? A garantia de alguns meses de seguro desemprego ou o contrato?

Recomendo sempre que antes da formalização exista um planejamento prévio. Durante esse seu planejamento inicial você irá identificar as vantagens e desvantagens de estar formalizado no momento.

Leve seu empreendimento a sério. um MEI é uma grande responsabilidade. Cumpra com todas as suas obrigações. Principalmente o pagamento do DAS e as declarações anuais de faturamento.

Nosso Blog é uma ótima forma de se manter atualizado e informado sobre os principais aspectos do microempreendedor individual. Além da dúvida se o MEI recebe seguro desemprego, existem muitas outras. Se pode ter funcionário, se pode emitir notas fiscais. Tire todas as suas dúvidas em nosso portal!

E sobre planejamento recomendo esse nosso excelente artigo! Nele falamos sobre empreendedorismo e um pouco sobre a importância de planejar o seu negócio.

O fato do MEI correr o risco de não receber o seguro desemprego é só mais um ponto a ser avaliado no seu planejamento inicial. Aspectos como viabilidade do negócio, estratégia de vendas, plano de marketing e muitos outros devem ser observados com cautela.

Muitos MEIs por não acreditaram no potencial do negócio não iniciam a empresa com a devida seriedade. Isso é um erro grave.

A busca pelo conhecimento e a melhora diária é o que diferencia um negócio de sucesso de um empreendimento qualquer.

Para mais dicas como essa acompanhe o nosso blog! Recomendo também o Portal do Empreendedor que é o canal do MEI diretamente com a Receita federal.

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida é só comentar.

Abraço!

Deixe seu e-mail e seja atualizado sempre que um novo artigo estiver disponível!

2 Comentários

  1. rafael dos santos filho

    5.17 O MEI pode receber Seguro-Desemprego?

    Sim, desde que não tenha auferido renda mensal igual ou superior a 1 (um) salário mínimo no período de pagamento do benefício. Para mais informações, procure os postos de atendimento do Ministério do Trabalho.

    fonte: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes

    • Mateus Campos

      Olá. Muito obrigado pela contribuição. Artigo atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *