• Salvador
  • 18/01/2019
  • 12:24:53h

Como reativar o CNPJ MEI ? Saiba se é possível!



Olá empreendedores! Quer saber como reativar o CNPJ MEI?reativar-o-cnpj-mei

Se gostar do artigo você pode compartilha-lo em suas redes sociais. Basta clicar nos botões no início ou final deste artigo!

Saiba que não é possível é possível reativar o CNPJ MEI. Isso mesmo, uma vez baixado o  CNPJ é extinto. Nesse caso será necessária a abertura de uma nova inscrição como microempreendedor individual, onde será gerado um novo CNPJ.

Caso ainda existam débitos do CNPJ baixado o recomendado é quitar esses débitos. Por mais que o sistema da Receita Federal permita a formalização de um novo MEI para um titular que ainda tenha débitos, isso pode acarretar problemas para a sua nova inscrição MEI.

Esses débitos também irão prejudicar caso futuramente precise de algum benefício previdenciário, caso participe de algum concurso público e até mesmo no acesso a crédito. Sempre reforçamos aqui no nosso blog a importância de manter o CNPJ regular, justamente para evitar possíveis transtornos.

(Atualização) Um novo MEI só poderá ser formalizado no ano posterior a baixa. Isso porque o sistema da Receita Federal atualizará a informação da baixa no ano seguinte.

Caso tente formalizar no mesmo ano o sistema irá indicar que ainda há um CNPJ vinculado a seu nome e não permitirá a formalização.

Sendo observado esses pontos, recomendo que antes de realizar a baixa da sua inscrição pense bem se é de fato o melhor a ser feito. Muitos empreendedores se precipitam e realizam a baixa e depois tentam reativar o CNPJ MEI, o que já sabemos que não é possível.

Caso esteja pensando em buscar auxilio financeiro para melhorar a situação da empresa, recomendo nosso artigo sobre empréstimo para MEI

Fique a vontade para tirar as suas dúvidas nos comentários. Respondo todos os comentários.

Temos um outro EXCELENTE artigo sobre o Certificado do Microempreendedor Individual

Agora que você já sabe que não é possível reativar o seu MEI que está baixado, nós queremos lhe ajudar a FORMALIZAR MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL.

Além disso iremos auxiliar você a elaborar um planejamento básico com base no modelo CANVAS de negócio e na constituição da MISSÃO, VISÃO e VALORES de sua empresa. Esse auxilio não terá nenhum custo.

Quer formalizar seu novo MEI da maneira certa? Acesse esse nosso artigo!

Forte abraço!




O que achou deste artigo?

152 respostas para “Como reativar o CNPJ MEI ? Saiba se é possível!”

  1. marcelo melo disse:

    Boa tarde,
    Ativei o mei mas parei de pagar e não dei baixa, como devo proceder para voltar a pagar e ativar-lo novamente?

    • Nilton Piloto disse:

      Sua pergunta está confusa. Você diz que ativou o Mei. Depois diz qual o procedimento para ativá-lo novamente. Não existe ativar o Mei. O que você fez foi aderir ao Mei, formalizando sei cadastro de microempreendedor no Mei. Uma vez dando baixa não irá conseguir reativá-lo novamente.
      Como você já é um microempreendedor e existe alguns meses em atraso no pagamento do DAS,
      você precisa imprimir todos os que estão em atraso e pagar. – Um abraço

    • Dyellen christiny Moraes Lisboa disse:

      Oi!uma contadora fez um Meu para mim ,mais no dia seguinte uma pessoa muito próxima pegou o meu celular e mando com que ela desse baixa sem que a outra pessoa estava se passando por mim,O que faço para ter o meu Meu estou precisando comecei o meu pequeno negócio é fui prejudicada…me ajudem isso me deixo muito mal pois quando chegaram os papéis fiquei muito feliz e logo em seguida a tristeza me ocupou.

      • Mateus Campos disse:

        Olá. Será necessária uma nova formalização do seu MEI. Verifique se ficou algum DAS MEI em aberto e se a declaração de extinção foi feita. Estado tudo isso resolvido, formalize novamente o MEI

  2. marcelo melo disse:

    Boa tarde,
    Ativei o mei mas parei de pagar e não dei baixa, como devo proceder para voltar a pagar e ativar-lo novamente?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. O seu MEI está ativo. Você precisa gerar os DAS em atraso no portal do empreendedor e quita-los conforme suas condições. Enquanto isso pode utilizar o seu CNPJ MEI. Espero ter ajudado. Forte abraço

  3. Unknown disse:

    Abri uma empresa a muitos anos e desde então não paguei nada,quero saber como faço para saber qual é o CNPJ e quanto eu tenho que pagar?

  4. Unknown disse:

    Abri uma empresa a muitos anos e desde então não paguei nada,quero saber como faço para saber qual é o CNPJ e quanto eu tenho que pagar?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Para conseguir o número de seu CNPJ, você deve gerar um certificado do MEI no portal do empreendedor. Após isso você pode emitir seus boletos do DAS em atraso e verificar suas pendências. Forte abraço!

  5. Unknown disse:

    Como eu faço para dar baixa no MEI sendo que fiz o desenquadramento para inclusão de sócio, porém não vou mais seguir adiante com esse CNPJ, preciso baixar, consigo fazer e como ?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Se você já desenquadrou o CNPJ á não é mais MEI. Verifique com um contador ou diretamente com a Receita Federal. Forte abraço!

  6. Ana Paula disse:

    Boa tarde. Eu abri uma empresa a um tempo atras mais nunca paguei o mei e nunca utilizei a empresa entao fui e dei baixa, porem tenho que pagar algo por este tempo gostaria de saber onde posso conseguir levar tudo que devo em um valor total sem ter que emitir boleto por boleto ?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não há a possibilidade da emissão de um único boleto. Você precisa ir pagando um por vez. Pode emitir quantos boletos quiser e pagar. Não é possível negociar o valor do DAS. Forte abraço.

  7. rafael felipe disse:

    Olá seu baixa no meu cnpj mas quero ativalo pois vou prestar serviços e preciso emitir notas será que consigo ativa lo não tenho divida de das

  8. vera disse:

    abriram um mei sem consentimento da minha mãe.
    dei baixa nesse mei e gostaria de abrir um novo.
    é possivel? como faço?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Se não existir nenhum débito no MEI baixado você poderá formalizar uma nova empresa MEI no ano seguinte ao da baixa. Se existir algum débito entre em contato com a Receita Federal e informe a situação caso existam débitos. Forte abraço!

  9. Unknown disse:

    Bom eu abrir uma empresa MEI e dei baixa posso reativar o mesmo CNPJ?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não é possível e você só poderá abrir uma nova a partir de janeiro do ano subsequente e desde que não tenha pendências do CNPJ baixado.

      • Heloise Meneses disse:

        Caso o MEI antigo tenha débitos é possível abrir um novo, no ano subsequente mesmo com esses débitos apenas para ter o número do cnpj e ir pagando esses débitos aos poucos? Ou o novo MEI me impedirá de gerar notas fiscais enquanto eu não pagar o débito do anterior?

        • Mateus Campos disse:

          Olá. Você não irá conseguir formalizar o MEI se tiver pendências de um outro CNPJ MEI já baixado. Busque regularizar primeiro a situação do seu MEI com pendências. Forte abraço!

  10. Unknown disse:

    Ola bom dia abri um mei so que dei baixa e queria reativalo epossivel ter o msm nr do cnpj antigo

  11. Unknown disse:

    Boa tarde!
    Cancelei meu CNPJ mais queria resgatar ele de novo. Tem como? Se eu tiver que fazer um novo, como que eu faço pra pagar a taxa todo mês? Eu consigo fazer cartão de credito? Preciso pra comprar material pra minha loja. Meu e-mail é; claudiapimenta1984@hotmail.com

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Respondendo suas perguntas. Um CNPJ baixado não pode ser reativado. Para fazer um novo você não pode ter nenhuma pendência do CNPJ antigo e só consegue abrir no ano seguinte após a baixa. Para pagar o DAS (boleto mensal do MEI), você deve emitir no portal do empreendedor. Sobre cartão de crédito, você pode verificar com alguma financeira de sua preferência. Acompanhe nosso portal e se mantenha informado. Forte abraço!

  12. Ola, Fiquei sem pagar o meu Mei por um ano e agora quando eu entro da duas mensagem (Excluída por Ato Administrativo praticado pelo ente Estado de MATO GROSSO)e (Desenquadrada por Ato Administrativo praticado pelo Estado de MATO GROSSO) mais o CNPJ esta ativo.
    Tem como reativar o MEI ..por favor me ajudem

  13. Sheila disse:

    Boa tarde. Meu marido possui uma MEI porém como não tinha conhecimento por falta de informação, estava emitindo as notas com material ou seja, o valor ultrapassou os 20% de até R$ 72.000,00 do faturamento anual, foi em torno de 73.000. Como devemos proceder se para nos não é interessante ser ME e sim continuar como MEI, pois a renda liquida dele foi em torno de 55.000,00 no ano.
    obrigada.

    • Mateus Campos disse:

      Olá Sheila! Bem nesse caso não há o que fazer. A declaração precisa ser feita com o valor total do faturamento. Ano que vem se a empresa se enquadrar nas especificações do MEI poderá retornar a categoria. Forte abraço!

      • Sheila disse:

        Ok Mateus, desde já agradeço, mas deixa ver se eu entendi. Isso significa que agora ele terá que pagar sobre a diferença dos 60.000,00 e se enquadrar na ME e pagar as devidas taxas retroativas, mas se no próximo ano ele não ultrapassar o faturamento ele automaticamente pode retornar para a MEI?
        obrigada.

        • Mateus Campos disse:

          Não, o retorno não é automático. Você precisará solicitar ao contador para realizar o desenquadramento antes do final de janeiro.

  14. thiago Costa disse:

    Fui demitido de uma empresa dia 19/06/17 e no dia 26/06/17 dei entrada no mei e criei um cnpj pra mim ainda não dei entrada no meu seguro desemprego então fui no portal do mei e dei baixa no cnpj hj dia 10/07/17 será que vou ter problema ao dar entrada no meu seguro desemprego?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não tenho como lhe informar de maneira precisa. O correto é que não tenha, mas como se tratam de sistemas, pode acontecer da informação da baixa demorar de ser atualizada. Recomendo que entre em contato com o ministério do trabalho.

  15. daniela hinkel disse:

    ola, eu tinha empresa em sociedade mais nao deu certo, entao resolvemos dar baixa, so que depois de um tempo resolvi olhar nosso cnpj no site e descobri que o mesmo ainda esta ativo, minha contadora em vez de dar baixa em meu cnpj esta usando ele, mudou apenas a razao social, pode isso?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Verifique se ainda há algum vinculo ao seu nome. Se ainda existir você deve solicitar a baixa da empresa. Muito estranho isso que sua contadora fez. O correto seria realizar a baixa da empresa se foi o que você solicitou. Forte abraço!

  16. Joenio da Maia disse:

    boa noite

    hoje fui consultar meu CNPJ ele foi baixado mas nao solicitei, a receita federal pode fazer isto por debito em aberto?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. É sim possível que a Receita tenha baixado o seu CNPJ. Entre em contato com eles e verifique a situação. Forte abraço!

      • Ivanice disse:

        E eles podem reativa lo? Pois o meu está baixado e qdo fui mudar os dados me pediram p pagar uma taxa de 185 se eu pagar a taxa ele será reativado?

  17. Valquiria Neris disse:

    Olá estou desesperada sou nova com meu cnpj fui fazer uma solicitação para Vivo e entrei no portal para fazer um download do documento para levar sem instrução acabei dando baixa nem sei muito o que significa mas acho que acabei encerrando o meu mei só fiquei sabendo porque fui fazer a solicitação como faço para reativar meu cnpj?
    Por favor me ajudem é como falei sou nova fiz meu mei em junho.

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Se tiver interesse podemos verificar a situação do seu CNPJ. Encaminhe para o e-mail: mateus051991@outlook.com Mas se realmente foi baixado não há a possibilidade de reativar o CNPJ. Encaminhei mais informações via e-mail. Forte abraço!

  18. Cristiane disse:

    Olá!
    Há 2 anos atrás dei baixa no MEI, mas ainda tenho o plano de saúde que foi contratado no CNPJ da minha empresa. O que devo fazer perante à Receita Federal? E com o plano?
    Não tenho mais a empresa, mas continuo com o plano.

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Como você já baixou a empresa deve entrar em contato com o plano de saúde para mudar o contrato para pessoa física se quiser continuar. Quanto a Receita Federal nós recomendamos sempre que verifique se há alguma pendência, como o DAS, a declaração anual e a declaração de extinção. Pois pendências desses tipo podem dificultar o seu acesso a benefícios da previdência por exemplo. Forte abraço!

  19. Thamara disse:

    Ola´
    Tenho um Mei com situação cadastral suspensa. Como faço para ele estar novamente ativo?

  20. Paulla disse:

    bom dia! gostaria de uma ajuda.
    Minha irmã em 2011 fez inscrição no MEI em meu nome, deu baixa em 2013, sendo que ela não pagou nenhuma das DAS, ela deu baixa e me disse que declarou falência, dizendo que não seria necessário pagar as guias, isso tem como ser feito?
    Tbm não declaramos nada de imposto de renda nesses 2 anos, pois não houve atividade, isso tbm implicara futuramente?
    aguardo resposta, att. Paulla

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não conheço essa opção de declarar falência da empresa se tratando de um MEI. Possivelmente o CNPJ ainda tenha todos os débitos ativos, incluindo as declarações. Busque regularizar sua situação para evitar maiores problemas.

  21. Kleberton Santos Souza disse:

    Olá Já fui mei e dei baixa….quero um novo mei me cadastrei fui até o final e deu um erro na hora da finalização geral…agora toda ves que tento me recadastrar aparece a mensagem
    (Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.)
    como eu devo proceder ?

  22. bruna leticya disse:

    oii abrir uma empressa passei um (1)ano e (3)tres meses so que dei baixa nao tem nem dois meses quero reativar novamente ,Sera que se eu reativar novamente esse tempo que passei de empressa aberta ele continua ???

  23. Juliete disse:

    Bom dia,
    Atrasei alguns meses o pagamento do DAs do meu MEI, fui solicitar os boletos, e deu cnpj inválido,ele foi baixado ou devo fazer uma consulta mais especifica?
    OBS.:não entendo muito do assunto e lendo sua pagina achei muito esclarecedora.

    Grata! aguardo resposta

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Essa informação de CNPJ invalido, normalmente aparece quando a pessoa está digitando o CNPJ errado. Tente gerar um certificado do MEI através do Portal do Empreendedor. Quanto aos seus DAS atrasados, verifique se a opção do Parcelamento é interessante para você.

  24. ARIEL LUIS FERNANDES disse:

    Boa Tarde
    Uma amiga tem uma MEI que nunca foi entregue declaração, nem pagas as guias.
    No cartão do CNPJ está como ATIVA, mas na pesquisa o CNPJ consta SUSPENSO.
    Já levantei a dívida e as obrigações, mas ela quer REATIVAR para começar a funcionar e emitir as NF-e.
    Dando entrada no e-cnpj.

    Como REATIVAR?

    OBRIGADO

    Bastaria entregar as declarações e entrar com processo de parcelamento?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Essa situação de suspenso pode ser revertida regularizando as declarações e fazendo a opção pelo parcelamento MEI, segundo o site do Portal do Empreendedor.

      • Patrycia Freitas disse:

        Eu estava nessa mesma situação suspensa, mas paguei todas as dívidas fiz todas as declarações dos anos anteriores e mesmo assim não voltou ao normal e quando fui na receita eles não souberam me dizer qual era o problema, fui na junta comercial no sefin no Sebrae mas ninguém sabe oq e ? Como devo proceder? Meu CNPJ foi aberto em 2010 e paguei tudo de 2010 a 2018

  25. THIAGO disse:

    O Meu ‘MEI’ consta na relação de MEI suspensos. Esta listagem será atualizada após 23/11/2017.
    CONSIGO REGULARIZAR ELE ?

  26. Giovanni disse:

    Bom dia caso cancele o mei e comece a pagar os débitos, ao quitar e abrir um novo mei gostaria de saber se essas contribuições antigas vão somar com inss do novo mei ?

  27. Fransuel disse:

    Olá, sou MEI e o meu CNPJ foi suspenso. Vi que o prazo para regularizar era até o dia 22/11/2027.
    Mais entrei no site da Receita e ainda está disponível o parcelamento para a dívida, e acabei de enviar a declaração anual que estava atrasada. posso ter o meu CNPJ ativo novamente?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. A Receita Federal não determinou o que acontecerá com os CNPJs que não foram regularizados até o prazo. Recomendo que antes de pedir o parcelamento entre em contato com a Receita e comunique a situação.

  28. Maria shamara disse:

    Olá boa noite
    Meu esposo abriu um Mei a muito tempo e deu baixa faz mais de dois anos a situação do cnpj está baixada, tentei abrir um outro pra ele só que no final apareceu uma mensagem e desapareceu agora tento baixar o certificado pelo cpf dele só aparece o cnpj baixado e não o novo o que acontece?

  29. Ana Paula disse:

    Boa noite, tenho uma empresa MEI porém não estava pagando as guias, em dezembro de 2017 entrei no site e fiz o parcelamento, já estou até pagando o parcelamento, porém entro pra consultar meu CNPJ aparece na SITUAÇÃO CADASTRAL: BAIXADA, e MOTIVO DE SITUAÇÃO CADASTRAL: EXTINCAO P/ ENC LIQ VOLUNTARIA, gostaria de saber se seria possível ativa-la

  30. Mara gonçalves disse:

    O cnpj. Mei da suspenso se fizer parcelamento e ir pgando guias atrasadas entregando as declaraçoes o mei sera ativado? Quanto tempo demora pra isto?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não foi divulgada informação pela Receita Federal. Recomenda-se que busque começar a regularizar e mantenha o contato com a Receita para verificar esse prazo.

  31. Jorge Maoneol Santiago disse:

    Olá fiz a minha Declaração Anual SIMEI e cometi um erro e ele foi baixado posso reativar o que eu Faso. Obrigado

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Se você de fato baixou a empresa não pode reativar. Será necessária uma nova formalização e a mesma só será possível se não houverem débitos do CNPJ baixado

  32. ALEXANDRE COSTA disse:

    BOM DIA
    DEI BAIXA NO MEI E ESTOU PRECISANDO ATIVAR COMO FAÇO

  33. Maycon Silva disse:

    Meu CNPJ MEI está na lista de cancelados 2018, caso eu faça as declarações e negocie os débitos, consigo voltar a usa los?

  34. nikolas1102@hotmail.com disse:

    Boa Tarde, Tentar Gerar minha Das, meu MEI Consta como não optante, pois a minha atividade foi extinta e eu não desenquadrei, como Resolver?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Se a sua atividade não se enquadra mais como MEI você precisa altera-la. Recomendo que verifique com a Receita Federal o motivo do seu desenquadramento e como deverá proceder.

  35. jose ivson silva de mendonca disse:

    Olá meu cnpj está como baixado, porem fiz as declarações e estou pagando as multas e o parcelamento, tem como fazer a ativação do mesmo? Me falaram que devo emitir certificado simplificado na junta comercial e levar na receita pedindo ativação? isso procede?

  36. camila disse:

    Tinha um MEI que foi baixado em 02/2018 por falta de pagamentos. como parcelar esses debitos que devem estar no meu cpf ? ( qual seria o site ou que local faco isso ?
    posso ter novo mei enquanto isso no mesmo segmento ( marmitas) ?

  37. Lyvia disse:

    Olá, eu possuía um MEI, mas eu cancelei o mesmo pelo portal do empreendedor, mas não cheguei a dar baixa pelo site da Receita Federal. Agora eu preciso do MEI de volta, como faço?

    • Mateus Campos disse:

      Olá, se você baixou pelo Portal do Empreendedor da maneira correta o seu MEI está cancelado e você precisará fazer uma nova formalização.

  38. maria disse:

    tive meu CNPJ mei cancelado, fiz o parcelamento e ate já estou pagando. consegue fazer um novo mei
    porem não consigo abrir a conta pois o mesmo não consta na JUCEPE, o cnp foi aberto dia 02/03/18 e hoje é 13/03/18 e nada. sabe me informar sobre isso.

  39. José Roberto disse:

    Olá, eu dei entrada na baixa da minha MEI em minha cidade, no (SIM) em vinhedo sp,
    Porem eles me informaram que para fechar definitivamente eu teria que dá entrada na secretária da fazenda, e isso eu não fiz, será que eu consigo reativa-la no próprio (SIM) nova mente???
    Obrigado

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não há necessidade de buscar a Secretaria da Fazenda. Se a empresa foi de fato baixada, não poderá ser reativada.

  40. Reinaldo disse:

    Bom dia, já vi bastante artigos e comentários de que o CNPJ MEI uma vez cancelado por divida não pode ser reativado no MEI novamente, mas e se eu tenho a intenção de regularizar essas dividas e transformar esse CNPJ MEI em uma EPP ou LTDA, é possível?

  41. amanda disse:

    ola boa noite! tenho um MEI e ele esta ativo quando pesquiso na receita porem nao consigo emitir nota fiscal, aparece uma informacao de CNPJ INAPTO, sabe dizer o que preciso fazer para torna-lo apto novamente? é possivel torna-lo apto? outra duvida sabe dizer se posso na bahia, ter uma ME para comercio virtual, sem ponto fisico? pois ate fevereiro ainda nao podia porem estava pra ser autorizado na camara. grata

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Quanto a emissão da nota fiscal, você deve verificar com a SEFAZ. Quanto a essa questão da ME para a loja virtual, verifique com a prefeitura da sua localidade se essa atividade pode ser cadastrada sem ponto fixo.

  42. Vitor Henriques disse:

    Olá, estou preenchendo o formulário no portal do empreendedor para formalização do MEI, porém, ao final da página de cadastro, aparece um quadradinho para selecionar, no qual consta: “declaro, sob pena de …, que em enquadro como Microempresa.”

    Eu não conclui a abertura do CNPJ, porque minha intenção é me enquadrar como MEI.

    Na verdade, este ano, eu já abri uma empresa como MEI e dei baixa três meses depois. Agora, estou tentando formalizar um novo MEI, mas não quero me enquadrar como Microempresa.

    Gostaria de ajuda para tentar viabilizar essa possibilidade para criar um novo CNPJ.

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Np caso você vai marcar essa opção também. Não se preocupe a formalização do seu MEI irá acontecer normalmente.

  43. Caroline disse:

    Olá tenho MEI desde 2012, mas fiquei 2 anos sem emitir NF e esse ano quando fui verificar meu status para voltar a emitir deu que a situação está com “baixada”, isso foi feito automaticamente pela receita. Preciso urgente voltar a emitir NF tem alguma solução? Grata

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Se o seu CNPJ está baixado não é possível utiliza-lo. Será necessário uma nova formalização que só será possível após você quitar as pendências do seu CNPJ baixado.

  44. Daniel Marcos Vicente disse:

    Olá me chamo Daniel eu parei de pagar o das em setembro do ano passado e agora sofri um acidente estou a um mês sem trabalhar eu consigo entrar eu consigo algum benefício ?

  45. Maiara disse:

    Olá, foi dado baixa no meu mei por falta de pagamento, solicitei as parcelas e estou pagando para quitar tudo, o CNPJ consta como dado baixa, mas quando consulto meu CPF no site da JUCEG consta como empresário ativo. Não tenho mais nenhum tipo de renda sou assalariada para terceiro com carteira assinada. Gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego. Grata!

    • Maiara disse:

      Olá, foi dado baixa no meu mei por falta de pagamento, solicitei as parcelas e estou pagando para quitar tudo, o CNPJ consta como dado baixa, mas quando consulto meu CPF no site da JUCEG consta como empresário ativo. Não tenho mais nenhum tipo de renda sou assalariada para terceiro com carteira assinada. Gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego, pela empresa que trabalho atualmente. Grata!

  46. anderson pereira disse:

    fiquei uns dois anos sem declarar o mei e sem pagar fui mudar o seguimento e ele esta desativado, conta como dado baixa o que tenho que fazer para ativa-lo e tenho uma divida nele ela esta ativa ainda? e se abri outro mei a divida vai para o cnpj novo?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Você não pode reativar o CNPJ. A Receita Federal costuma impossibilitar novas formalizações se a pessoa já possui pendências.

  47. Jorge Florêncio disse:

    Olá, boa noite!
    Tenho MEI desde julho de 2014, porém, nunca paguei nenhuma parcela mensal e também não utilizei o mesmo para nenhum fim. Fui informado que meu cnpj foi cancelado e que preciso pagar os meses retroativos.

    – Gostaria de saber se esse valor total que vou pagar constará como contribuição ao inss desses anos?

    – Preciso dessa regulamentação do MEI para um trabalho próximo. Após o início do pagamento da negociação, posso solicitar um novo MEI em que prazo?

    Grato.

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Respondendo suas perguntas. O valor contará sim como tempo de contribuição e sobre uma nova formalização recomendo que entre em contato com a Receita Federal, pois eles costumam dificultar um novo registro se a pessoa tem pendências no CNPJ baixado.

  48. joelson canuto disse:

    oi bom dia , abri um mei e nao pago desde 2013 , ai fui no site e imprimi os boletos de 2013 pagando todos os anos concecutivos ate 2018 fico em dia ate para aposentadoria,sem perder os anos de 2013 ate 2018 ….

  49. ALEXSANDRA Araujo disse:

    Boa tarde.
    O CNPJ (MEI) do meu pai foi cancelado, com alguns débitos. Gostaria de saber se o período que foi pago com esse CNPJ conta para aposentadoria ou outros benefícios?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. O valor já contribuído como MEI irá contar sim para benefícios previdenciário, porém o benefício só pode ser solicitado após regularizar as pendências do CNPJ e se ele se enquadrar na carência do benefício também. Recomendo um contato com o INSS para maiores informações.

  50. leo disse:

    meu cnpj foi baixado , possuo conta corrente vinculada a ele e movimentação, não declarei iposto de renda e deixei de pagar alguns das. o que devo fazer ? vou perder minha conta bancaria?

  51. Elaine Gonçalves dos anjos disse:

    Bom dia
    Eu abrir meu CNPJ em 2013 ,mas fechei a empresa ,é n dei baixa ,e nem paguei nada ,agora essa semana fui fazer uma compra e precisava do CNPJ dei ele o rapaz mim disse que ele foi cancelado ,como faco para regularizar ,é será qe consigo outro ainda esse mês, ?agradeço

  52. Josias F. Silva disse:

    Boa tarde,

    Fiz a baixa no meu MEI em Março/2018 e agora em Maio/2018 cadastrei um novo MEI, apenas em 2019 esse novo MEI que cadastrei será formalizado?

  53. Natanael Rodrigo Carvalho disse:

    Olá cancelei o meu mei que estava inativa com um contador que imprimiu as declarações anuais com rendimentos e me cobrou esse valor como se fosse débito ,Como devo agir nessa situação?? preciso de ajuda urgente

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Não entendi bem sua situação. Mas você pode tratar direto com a receita Federal caso tenha alguma dúvida quanto a suas pendências.

  54. Marcelo disse:

    Boa noite abri um mei pelo portal do microempreendedor em junho de 2017 e até hoje nunca o utilizei e nem paguei nenhum das , desde outubro de 2016 trabalho com carteira assinada e recebi uma proposta de acordo na empresa como faço para receber o auxílio quanto tempo irá constar a baixa do meu para que eu receba o auxílio?
    Obrigado

  55. ANDREIA FRANCISCO DA SILVA MANSUETO disse:

    um cnpj foi aberto dia 08 de junho 2018 em meu nome sem minha autorização estou a uma semana tentando cancelar mais não consigo diz que o cnpj informado não consta c omo mei preciso dar baixa urgente.

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Entre em contato com a Receita Federal. Informe seu CPF e solicite que seja verificado a categoria do CNPJ para saber como baixa-lo, deixe claro que não foi você quem formalizou a empresa e eles vão lhe orientar como proceder.

  56. Bruno Eduardo Peres Balduino disse:

    Bom dia,

    Quando dizem “Um novo MEI só poderá ser formalizado no ano posterior a baixa. Isso porque o sistema da Receita Federal atualizará a informação da baixa no ano seguinte.” saberiam me informar o mês em que sera feita essa atualização de informação da baixa?

  57. Ilcinei Benevides disse:

    Boa tarde gostaria de saber se eu com MEI ativo consigo receber o seguro desemprego

  58. Larissa Maia disse:

    Boa noite, eu me cadastrei no MEI a 1 ano e meio mas não cheguei a pagar nem a primeira e também nem usei o CNPJ para nada. Então dei baixa a um mês! Se um dia eu quiser me cadastrar novamente, eu posso? Se sim, quanto tempo após a baixa? E sobre as mensalidades que não paguei nenhuma, isso implica em alguma coisa?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. O sistema da Receita costuma bloquear formalizações se a pessoa tiver pendências de CNPJ baixado. Regularize sua situação.

  59. ELISA disse:

    Boa tarde tenho mei pago todo med o das … gostaria de saber como faço pra ver minha situação na receita federal … ber a situação do meu cnpj…. obrigada.

  60. Antônio disse:

    boa tarde ,

    Há cerca de 4 meses fiz alteração de mei para emp.individual, mas agora preciso voltar a ser mei!! é possível ?

  61. ivonildo azevedo disse:

    ola bom dia, abrir meu CNPJ em janeiro de 2018, depois do 4º mês deixei alguns boletos atrasarem dia 05/08/2018 entrei no sistema e quitei os boletos em atraso, e desde então tento atualizar meus dados e aparece a seguinte mensagem: a situação cadastral do seu CNPJ encontra-se baixada, queria saber pq aconteceu isso?, e se caso foi realmente baixada, tenho que continuar parango os próximos meses?

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Você pode verificar com a Receita Federal a situação do CNPJ. Tente gerar um certificado para ver a informação. Se foi baixado você precisará pagar apenas o que foi gerado até a data da baixa.

  62. Leonardo Sanches disse:

    Colegas, boa tarde, tudo bem?

    Estou na seguinte situação:
    Fui solicitar o Desenquadramento do SIMEI de um cliente, através da opção “Comunicação de desenquadramento do SIMEI”, através do site do Simples Nacional.
    No entanto, ao selecionar esta opção, eles baixaram o CNPJ também. Não deveria apenas desenquadrar do SIMEI? Nunca vi isso acontecer.

    Obrigado e quem puder me ajudar, desde já, agradeço.

    Leonardo

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Normalmente o sistema apenas desenquadra o CNPJ. Entre em contato com diretamente com a receita Federal apara verificar a situação.

  63. Adriano Macedo disse:

    Gostaria de saber se é possível solicitar a Receita Federal um CNPJ customizado, se ele estiver disponível?

  64. Priscila Ricci disse:

    OLA, eu abri a MEI NO COMPUTADOR MESMO DESDE 26/04/2015, MAS NUNCA RECEBI NADA A PAGAR E ESTA NO MEU ENDEREÇO ANTIGO e basicamente so abri e descobri depois de anos por falta de informação que tinha que pagar por mesmo não usa la,mas ela esta em ATIVO m as tenho debito por não pagar esse tempo ate hoje ,e hoje gostaria de resolver meu CNPJ pq tenho ,manter uma peq essa empresa CNPJ não,eu preciso atualizar a MEI e quero reativa la .posso ir pagando os débitos mesmo sem usa la anterior pra usar ela cm o mesmo CNPJ junto,,mesmo mudando todos os dados dela de nome fantasia e endereço

    • Mateus Campos disse:

      Olá. O pagamento do dos DAS MEI gerados é obrigatório. Eu não entendi bem sua pergunta, se possível ligue para a Receita Federal.

  65. luciana sousa disse:

    olá, pago em dia o meu DAS e descobri que meu MEI foi cancelado há meses…acredito que pelo fato de na época da formalização eu ter escolhido uma atividade que necessitasse de auto de licença (nem sabia e não fui atras disso)…o fato é que há alguns meses eu venho exercitando muito mais a minha segunda opção de atividade (que não exige licença). Há como eu reativar esse mesmo CNPJ, alterando a atividade para aquela que não exige licença? Se não der para reativar como eu faço com vários contratos que tenho vinculado a esse CNPJ (plano de saúde, contrato com correios, plano odontológico)? minha “carência” volta para zero, caso eu necessite de uma licença maternidade, ou algum outro benefício?

    • Mateus Campos disse:

      olá. Verifique com a Receita Federal o motivo do cancelamento. Não é possível reativar o CNPJ, verifique seus contratos vinculados ao mesmo. Sobre a sua contribuição você precisará entrar em contato com a Previdência Social.

  66. Leandro disse:

    Olá,Fiz o cadastro no mei em 2011,paguei alguns das depois parei de pagar,e agora no meu certificado que acabei de emitir está situação baixada,o CNPJ ainda serve ou tenho que quitar os débitos e abrir outro?

  67. leandro disse:

    tinho um mei ai nao paquei .como faco pra acertar

    • Mateus Campos disse:

      Olá. Primeiro você precisa verificar se o seu MEI está ativo, para isso tente gerar um certificado. Se estiver ativo você pode tentar um parcelamento. Caso seu MEI tenha sido baixado pela Receita Federal você deve quitar as pendências e formalizar um novo MEI

  68. Aline disse:

    Boa Tarde, Tenho uma empresa MEI e tenho e trabalho de carteira assinada só que irei sair da empresa, como fica essa questão recebo as parcelas tenho direito do saque, me informaram que não consigo. o que fazer nesse caso que preciso do dinheiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *