• Salvador
  • 19/07/2019
  • 01:53:12h

Como ser uma cabeleireira bem sucedida. [Ideias de negócio #2]

Olá empreendedores! No Ideia de Negócio iremos falar sobre a profissão, cabeleireira! Veja tudo o que precisa saber para conquistar seu espaço nesse mercado. Da decoração de salão de beleza a como ser uma cabeleireira bem sucedida.

Todas as profissões exigem muito esforço e dedicação de nossa parte, mas quando se trata de ser uma cabeleireira, a responsabilidade torna-se ainda maior.

Pois é a profissão que lida diretamente com a imagem das outras pessoas e com a sua beleza, podendo influenciar e muito em sua autoestima. Por isso, para ser uma cabeleireira de sucesso, antes, é preciso ter em mente que o resultado do seu trabalho vai influenciar diretamente na vida das pessoas.

Se você tem interesse por esta profissão e sente que este é o momento de investir neste sonho, nós vamos te ajudar a descobri tudo o que precisa saber para começar a se planejar e finalmente pôr tudo o que aprender em prática.

COMO SER UMA CABELEIREIRA BEM SUCEDIDA?

Como ser uma cabeleireira bem sucedida

 

Essa é uma profissão bem comum. Em toda parte, por onde passamos podemos encontrar um salão de beleza seja ele simples ou altamente sofisticado.

Por conta disso, o número de profissionais que trabalham neste ramo é muito grande.

Então, ao se decidir por esta profissão, tenha em mente que você deve ser perfeita naquilo que fizer, procurando ser a melhor cabeleireira de todas.

A sua qualificação e o seu preparo farão toda a diferença nessa hora. Foi pensando nisso que criamos uma listagem com dicas importantes que vão te ajudar a ser uma cabeleireira bem sucedida.

1 – Ame sua Profissão

Essa dica na verdade serviria para todas as profissões.

Como já foi mencionado acima, ser um profissional que lida com a beleza, a estética, o visual e todos os cuidados que vão refletir na vida pessoal de seu cliente é muita responsabilidade.

Pois se você fizer algo errado, dificilmente poderá corrigir, e mesmo que consiga, é bem provável que esta cliente não volte mais ao seu salão. Por isso, amar o que você faz e se dedicar ao máximo para alcançar bons resultados será sempre fundamental.

2 – Aprenda Sempre

É muito importante que esteja sempre disposta a aprender, e não deixe de estudar, de se aperfeiçoar.

As tendências estão sempre mudando, todos os dias surgem novas técnicas e métodos inovadores. Para ser uma cabeleireira bem sucedida, você precisa estar sempre disposta a aprender para não ficar para trás.

3 – Use Produtos De Qualidade

Na hora de cuidar das madeixas de seus clientes é essencial que utilize produtos de qualidade, pois eles fazem toda a diferença na hora do resultado.

Não existe nada mais agradável para uma mulher, e até mesmo para os homens, do que poder sair de um salão de beleza se sentindo mais confiante, com um cabelo lindo, macio e cheiroso.

Um bom produto sempre vai trazer bons resultados e com isso sua clientela vai desejar voltar e repetir o tratamento outras vezes.

4 – Cuide de Tudo com Atenção

Se dedique a ser a melhor cabeleireira de todas, mas também cuide do aspecto do seu salão, deixe-o com a sua identidade.

Se organize, analise suas finanças, se preciso for, faça algum curso para se especializar em como se tornar uma empreendedora. Acima de tudo, não deixe de agradar sua clientela.

Sempre olhe nos olhos de sua cliente ao falar com ela, demonstre interesse por suas histórias, sorria sempre e faça com que seu trabalho seja o melhor de todos.

Depois de analisar estas dicas é hora de pensar em como será o seu salão e em tudo o que precisa para iniciar o seu negócio. Então, separamos outras dicas importantes para esta nova etapa.

COMO MONTAR UM SALÃO DE BELEZA SIMPLES

Como ser uma cabeleireira bem sucedida

 

Toda cabeleireira sonha em um dia deixar de ser apenas uma funcionária e se tornar dona de seu próprio salão de beleza. Com dedicação, força de vontade e muito trabalho, esse projeto pode se concretizar antes do que você imagina.

E para ajudá-la a montar o seu salão de beleza simples, separamos os três primeiros e mais importantes passos que você precisa saber para montar seu salão.

1 – Faça um planejamento

Separe os principais pontos que julgar importantes. O que é mais necessário para começar, quanto vai gastar, onde comprar, quais as formas de pagamento, quais serviços vai oferecer e tudo mais que for necessário.

A partir daí fica mais fácil se organizar e seguir os próximos passos.

2 – Encontre o lugar ideal

O local onde vai estabelecer o seu comércio é de extrema importância, por isso, verifique certos detalhes antes de fechar um contrato.

Tão importante quanto preço e localidade, é o estado do imóvel. Verifique se o encanamento, a instalação elétrica e a rede de esgoto estão em perfeito funcionamento. Veja também se este espaço está em uma área segura, se sua documentação está em dia e se possui fácil acesso, pois muitas clientes priorizam isso.

3 – Documentação

Antes de iniciar sua atividade, é necessário procurar os órgãos responsáveis e verificar a documentação necessária.

A atividade de cabeleireira é uma das permitidas para a formalização como MEI. Se o seu faturamento não ultrapassar R$ 60.000,00 e caso tenha apenas um funcionário, recomendo que lei o nosso artigo sobre o Microempreendedor individual. Mesmo que queira montar um salão de beleza simples nós recomendamos o registro da empresa. Saiba aqui como abrir um MEI.

COMO FAZER A DECORAÇÃO DE SALÃO DE BELEZA

Como ser uma cabeleireira bem sucedida

 

O seu salão deve ter um visual que tenha a ver com sua personalidade, que seja agradável e que com isso, crie um ambiente harmonioso.

É claro que o seu gosto pessoal conta muito, porém, é preciso estar atenta para não exagerar em certos detalhes.

Alguns elementos não podem passar despercebidos na hora de organizar a estrutura do seu salão de beleza, por conta disso, separamos alguns itens que merecem sua atenção na hora de pensar como fazer a decoração de salão de beleza.

Iluminação

Todo salão precisa ter uma boa iluminação, pois na maioria das vezes, trata-se de um ambiente fechado e nem sempre é possível contar com uma claridade natural proporcionadas por janelas e vidraças.

E o fato de funcionar no horário da noite, também torna indispensável o uso de uma iluminação adequada para que nenhum detalhe passe desapercebido.

Uma dica fundamental é usar iluminação no espelho, que além de ajudar a clarear o ambiente, ainda proporciona um reflexo mais preciso. Se puder manter as paredes em tons claros, também dará um bom resultado na hora em que a luz refletir nelas.

O Espaço

Um salão de beleza simples costuma ocupar inicialmente um espaço pequeno, por isso uma boa decoração faz toda a diferença. Organize este espaço de forma que seja capaz de torná-lo funcional e prático, tanto para os profissionais, quanto para os clientes.

Uma forma bem legal de conseguir isso é usar as prateleiras com os produtos e utensílios de trabalho de forma que também auxiliem na decoração, deixando-os organizados, e se possível, com algum objeto decorativo ao lado.

As paredes podem ter cores vivas que tragam alegria para o ambiente, mas se puder manter a maioria na cor branca, isso ajudará na iluminação.

Pode-se usar alguns quadros para ajudar a compor o visual, bem como, arranjos de flores que combinem com as cores e a personalidade do seu salão.

Os Móveis

No começo, use apenas o necessário, não adianta querer comprar uma quantidade grande de cadeiras, por exemplo, se ainda não possui espaço e clientela suficiente para ocupar todas elas.

O ideal é começar com os itens básicos como, uma cadeira confortável; um lavatório (de preferência com uma almofada), sendo capaz de oferecer água com diferentes temperaturas. Uma prateleira capaz de comportar seus produtos principais. Cadeira e mesa de manicure e um espelho grande (se possível, com uma bancada ampla para que os principais utensílios fiquem organizados de forma prática e acessível aos funcionários).

Os Utensílios

Alguns utensílios não podem faltar na hora de compor a lista de materiais para o seu salão de beleza, entre eles estão: secadores (é importante ter mais de um no começo, pelo menos dois, caso um deles apresente algum defeito); chapinha; pentes; escova modeladora; shampoo, condicionador e creme de tratamento; estojo e pincéis de maquiagem; toalhas (que devem estar sempre limpas, secas e organizadas); tesoura; modelador de cachos; máquina para cortar cabelo (para o público masculino); prendedores de cabelo, toucas; esmaltes; acetona; pinça; fixador e modelador capilar; avental e produtos descartáveis como: luvas, algodão, palito e lixas.

Talvez alguns outros itens precisem ser adicionados com o tempo, mas isso poderá ser resolvido de acordo com a necessidade da clientela que você for adquirindo.

VEJA ALGUMAS FRASES CRIATIVAS PARA SALÃO DE BELEZA

Como ser uma cabeleireira bem sucedida

 

Se você pensa em mesclar o nome do salão com alguma frase de impacto, que seja criativa e ao mesmo tempo traga mais descontração para seu empreendimento, seja na apresentação do cartão de visitas, no próprio letreiro de entrada do salão ou em alguma outra forma de expor seu negócio.

Abaixo temos algumas frases inéditas para ajudá-la a divulgar seu salão de beleza. Confira!

Aqui no nosso salão, a única cara feia que existe é aquela que ainda não recebeu nossos cuidados.

Para ser cabeleireiro não basta ser ágil com as mãos, antes é preciso agir com o coração!

Cabeleireiro ama sua profissão porque cuida dos cabelos, mas consegue ver o resultado no sorriso de sua cliente.

Não se atrase! Mas se for atrasar, que chegue linda!

Autoestima só não existe para quem não frequenta nosso salão.”

Não fique bonita para os outros, fique linda para si mesma. Afinal de contas, é você quem vai se olhar todos os dias em seu espelho.”

Antes de ter razão, tenha um lindo penteado e uma maquiagem incrível. Só assim você terá tudo o que precisa para arrasar!

Ocupe-se com sua aparência, esteja sempre linda e maquiada. Assim, quando a tristeza quiser chegar, não vai haver espaço no seu rosto para ela.”

Não posso ter uma nova vida, mas posso fazer a sobrancelha; cortar, pintar e modelar o cabelo; me depilar; fazer a unha e preparar uma maquiagem incrível. O que acaba sendo quase que a mesma coisa!

O próximo passo é pensar em como conquistar sua clientela. Para isso, também separamos algumas dicas para te ajudar a encontrá-los, e depois, te ensinar a mantê-los.

COMO ATRAIR SEUS CLIENTES PARA O SEU SALÃO DE BELEZA

Como ser uma cabeleireira bem sucedida

 

 

Ofereça Serviços Variados

Um salão de beleza é um lugar onde são desenvolvidos vários serviços relacionados à beleza e ao bem estar.

Dentre esses serviços podemos listar os mais comuns como: corte; hidratação; tintura; alisamento; escova e alguns outros relacionados aos cuidados com o cabelo.

Mas também precisam estar prontos para atender a outras necessidades de seus clientes, que podem procurar outros serviços, sendo eles: depilação (diferentes partes do corpo); manicure e pedicure; maquiagem, entre outros.

Lembrando que, é cada vez maior o número de homens que procuram os salões de beleza para fazerem algum tratamento, por isso, não se esqueça de oferecer alguns serviços específicos para eles.

Tenha tudo o que puder disponível para agradar seus clientes.

Forme uma Boa Equipe

Ainda que seu salão seja pequeno, é importante que, quem for estar ao seu lado tenha o mesmo objetivo que você, para que te auxilie em tudo e te ajude a conquistar novos clientes.

Lembrando que é fundamental que sejam pessoas capacitadas. Contrate profissionais que sejam qualificados e que, se possível, já tenham certa experiência. Isso poderá ser uma garantia de um serviço bem feito.

Tenha Equipamentos de Qualidade

No começo é importante priorizar o preço do que vai comprar para compor os itens do seu salão, mas a segurança também é fundamental. Certifique-se de que todos os materiais que vai utilizar sejam de boa qualidade e que ainda, garantam que não terá problemas futuramente.

Procure um diferencial

Na maioria das vezes o ponto forte do seu salão pode ser o atendimento, o clima agradável, a forma como sua cliente é atendida desde o começo; o preço, e tantas outras coisas.

Mas o importante é que você possua algo especial, que os outros salões não oferecem, como por exemplo, você pode criar um vínculo com sua clientela mostrando a elas que se preocupa com o seu bem estar antes, durante e depois do tratamento que ela fizer.

Uma boa dica pode ser aproveitar essa época em que vivemos cada vez mais antenados com a internet é criar um grupo do salão em alguma rede social. Você poderá usar dicas de como manter os cabelos lindos mesmo após terem passado por seu salão, entre outras dicas e sugestões diárias.

Aproxime sua cliente do seu ambiente e interaja de forma positiva com ela, despertando nela aquele desejo de voltar mais vezes.

Invista no Boca a Boca

Essa sempre foi e continua sendo a melhor propaganda que existe. Por isso, trate muito bem qualquer uma de suas clientes seja quem for. Ainda que seja alguém desagradável, mantenha sempre seu sorriso e sua simpatia.

Um cliente satisfeito sempre será um cliente! Pense nisso e invista ao máximo em um bom relacionamento com todos que precisarem de seus serviços.

Para isso não se esqueça de sorrir sempre; tratar a todos com muita atenção; ouvir o que a cliente tem a dizer; não impor sua opinião; oferecer sempre uma água, um café e se possível uma balinha ou outro mimo.

Mas é claro que não pode se esquecer de procurar manter a qualidade de seus serviços, pois um bom resultado também implicará na volta desse cliente ao seu salão.

 

Gostou das dicas e já sabe como ser uma cabeleireira bem sucedida?

Com tudo o que citamos acima, esperamos que consiga ter uma noção do que realmente precisa para começar a trabalhar nessa profissão tão importante e tão essencial para todas as mulheres do mundo.

Caso você não consiga realizar algum procedimento do Microempreendedor Individual nós podemos fazer para você! Menor custo da internet! Saiba mais aqui!

Se leu esse artigo até aqui, não se esqueça de deixar a sua opinião e se ficou com dúvidas fique a vontade para perguntar!

Acompanhe nosso site! Assine nossa lista de conteúdo e seja atualizado semanalmente com dicas sobre o microempreendedor individual e sobre empreendedorismo!

No mais, desejamos boa sorte e esperamos que seu salão de beleza produza, além de belos resultados estéticos, ótimos momentos para você e toda sua clientela.

Um forte abraço e até a próxima!


O que achou deste artigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *