• Salvador
  • 19/09/2019
  • 23:20:02h

Nome fantasia para empresa! As MELHORES DICAS para criação e escolha!

 

 

 


Olá empreendedores! Qual o nome fantasia da sua empresa? Você sabe como cadastrar e como escolher o melhor nome fantasia para empresa?

Nome fantasia para empresa

Compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas. Basta clicar nos botões do início ou final deste artigo!

São algumas as etapas para que o microempreendedor individual possa registrar o seu nome fantasia e ter o domínio de sua marca. O primeiro passo é o processo da criação e escolha do nome.

Quando a pessoa já tem um nome em mente costuma ser mais fácil. Agora se você ainda não escolheu o nome fantasia para empresa e está na dúvida de como é o processo de criação, vamos dar algumas dicas!

Negócios tradicionais e a escolha do nome fantasia

A sua empresa já está ativa e atuante? Caso sim. Ela já é conhecida por algum nome?

Existem negócios tradicionais como mercados, bares e padarias que costumam levar o nome do dono.

Mercadinho do João [Saudades meu vô]
Padaria do Pedro
Mercado da Maria
Bar do José

Em negócios mais tradicionais os empreendimentos podem ter um nome fantasia menos criativo. Nesse caso, onde o público alvo não se interessa tanto em diferencias como nome fantasia e individualidade da marca fica desnecessário um nome diferenciado. E muita inovação pode até mesmo causar estranheza.

Então basta identificar com seus clientes como a sua empresa já é conhecida e assuma o nome, afinal o seu empreendimento já é conhecido daquela forma.

Inovação no nome fantasia para empresa

Atendo alguns Microempreendedores Individuais e me divirto muito com o nome fantasia das empresas. Empresas que atuam em negócios menos tradicionais onde clientes ficam atentos aos diferenciais.

O nome fantasia para empresa pode ser uma for importante de impactar e atrair mais clientes. Recente encontrei alguns nomes fantasia muito criativos e que me impactaram de maneira divertida.

Lanchonete Mc Ronald – Fazendo alusão a enorme Mc Donald;
Academia Poppye Fitness – Afinal quem não quer ser forte como o marinheiro mais famoso dos desenhos animados;
Bravo’s Burguer – hamburgueria bem conhecida na cidade de Salvador-BA;

Os clientes destes tipos de empreendimentos costumam se apegar mais a todo o contexto da empresa, cabe você Microempreendedor Individual se atentar as preferências dos clientes.

Como escolher o nome fantasia para empresa. DIVERSAS MANEIRAS.Nome fantasia para empresa

Existem diversas formas que você pode utilizar para escolher o nome da sua empresa.

– Ter três opções chaves e fazer uma votação entre os seus clientes. Isso pode aproximar ainda mais a sua marca das pessoas;
– Deixar com que os seus clientes deem sugestões o optar pela mais votada;
– Fazer uma análise geral do perfil da sua empresa e do perfil de seu cliente. Definindo a partir daí o que pode impacta-lo;

Essas três formas são as mais utilizadas. Seguem mais algumas.

Gostaria de falar também sobre o Brainstorme também chamado de tempestade de ideias. Calma, apesar do nome complicado o processo em si é muito simples e consiste em:

Uma ou mais pessoas se reúnem e pensando na sua empresa, no seu público alvo escrevem em uma folha de cartolina várias palavras, termos e frases que remetem o negócio.

A partir daí várias ideias surgem, o ideal é que tudo que vem em sua mente você transfira para o papel, nenhuma ideia deve ser descartada. Daí costumam sair ótimas ideias para nome de empresas.

Uma outra opção também para criar nomes criativos de empresas são os geradores automático, que apesar de não achar muito virtuoso não deixa de ser uma opção. Basta pesquisar no Google “Gerador de nome para empresa” e aparecerão várias opções.

Existem também empresas especializadas no processo e Naming. Empresas que se responsabilizam para criar o nome fantasia para empresa a partir de informações fornecidas por você.

Microempreendedor Individual pode ter nome fantasia para empresa?

Sim. O MEI assim como qualquer outra categoria empresarial pode ter o seu nome fantasia para empresa. A razão social do MEI que não pode ser alterada. É uma determinação da Receita Federal que a razão social do Microempreendedor Individual seja o nome do titular seguido do seu CPF.

Caso já tenha a sua empresa formalizada e sem nome fantasia o nome pode ser incluindo em uma simples alteração cadastral. No caso do MEI pode ser realizado no portal do empreendedor.

Temos um artigo com algumas orientações sobre o procedimento.

Após a escolha do nome fantasia o ideal é registrar a sua marca/nome junto ao INPINome fantasia para empresa

O INPI é o órgão responsável pelo registro de marcas e patentes em nosso país. Tem site próprio e lá no site dele você pode ter noção de como funciona o processo. Basicamente são duas as etapas, pesquisa para identificar se não há nenhum registro já feito e o registro.

Existem empresas que terceirizam esse serviço, pode ser uma opção caso você não possua tanta destreza. Mas indico que ao menos busque informações no site.

Vale ressaltar que mesmo antes de registrar o seu nome fantasia escolhido, você já pode cadastra-lo no seu CNPJ MEI. Isso mesmo, durante a sua formalização do Microempreendedor Individual ou Em uma posterior alteração cadastral você já pode colocar o nome fantasia de sua escolha.

Esse registro não garante que aquele nome é seu. Somente o registro no INPI vai lhe dar essa garantia de que só você está legalmente hábil a fazer uso do nome fantasia.

Importância do nome fantasia para a empresa.

Como falamos um pouco a cima ter um nome fantasia pode ser um diferencial competitivo para sua empresa pois faz parte de toda a identidade de seu empreendimento.

Falei de exemplos de empresas menores, mas podemos trazer para multinacionais que se tornaram referencia como:

BOMBRIL;
COTONETE;
QBOA;

Essas marcas/nomes se tornaram tão influentes em seu mercado de atuação que o seu nome fantasia passou a ser confundido com nome do produto.

Em um mercado tão competitivo, vale muito apostar em diferencias para atrair e cativar o seu público alvo. Vamos empreender com inteligencia e criatividade pessoal!

Se leu esse artigo até aqui, não se esqueça de deixar a sua opinião ou dúvidas nos comentários!

Acompanhe nosso site!

Um forte abraço e até a próxima!


O que achou deste artigo?

2 respostas para “Nome fantasia para empresa! As MELHORES DICAS para criação e escolha!”

  1. […] não busque logo no início todo o processo de registro legal de uma marca. Dê um nome fantasia para seu negócio, crie sua marca, seja […]

  2. Dalmo Leite disse:

    Gostei muito da matéria, estou pensando em me registrar como MEI e estava com dúvidas sobre o nome fantasia, como e onde fazer. E aqui pude encontrar ainda mais dicas. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *