• Salvador
  • 19/09/2019
  • 23:34:26h

Microempreendedor Individual Conceito. Entenda o MEI.

Olá empreendedor. Vamos falar mais um pouco sobre o MEI e trazer para vocês os principais conceitos dessa categoria jurídica.

microempreendedor individual conceito

Microempreendedor Individual conceito.

O conceito de MEI segundo a sua lei de criação (LEI COMPLEMENTAR 128), a lei define aspectos gerais da categoria do Microempreendedor Individual como:

Limite de faturamento

Quantidade de estabelecimentos

Número de funcionários

Contribuição mensal

Frequentemente há a atualização de algumas normas, desde a sua criação o MEI já passou por alterações de limite em seu faturamento, entradas e saídas de novas atividades permitidas, criação do parcelamento, entre outras.

Conceito do MEI e sua finalidade para o usuário cadastrado

Você precisa entender ao menos os principais conceitos do microempreendedor individual

O MEI é uma empresa. Uma pessoa jurídica, CNPJ. Ao formalizar o MEI você está criando um cadastro ligado a Receita Federal. Isso mesmo, não é um simples cadastro que você faz online e ter um CNPJ é muito sério.

Seu novo CNPJ tem os benefícios é claro, mas também existem as obrigações, que não são muitas, mas são extremamente importantes.

Pagamento do DAS, contribuição mensal do MEI que se você não pagar no dia tem a inclusão de juros.

Declaração anual do MEI, procedimento que deve ser realizado uma vez por ano e que se não for entregue no prazo há uma multa por atraso.

O MEI vai facilitar muito sua carreira como empreendedor, mas se você não ficar atento as suas obrigações podem também ser algo que lhe atrapalhe.

A sua empresa precisa ser tratada com o máximo de profissionalismo possível, os índices de baixa, endividamento de empresas ainda são altos e isso porque as pessoas responsáveis por pequenos negócios (principalmente) não buscam se capacitar da forma correta.

Não estou dizendo que você precisa de uma graduação, mas acredito que você precisar gerir o seu negócio de forma profissional se realmente quer que ele dê certo.

Microempreendedor Individual conceito e finalidade

O MEI surgiu principalmente de uma necessidade do governo em acompanhar as pessoas que tinham um negócio sem registro (ambulantes, camelôs e etc).

O número desses profissionais sempre foi muito alto aqui no Brasil e com o mercado de trabalho cada vez mais complicado as pessoas buscavam negócios alternativos.

Com o Microempreendedor Individual se torna possível acompanhar e tributar pessoas que anteriormente o governo não tinha controle nenhum.

Mesmo com o alto número de Microempreendedores Individuais inadimplentes o governo conseguiu aumentar a arrecadação, melhorar a fiscalização quanto a qualidade do produto e serviço prestado e acompanhar também o desenvolvimento dos negócios.

Microempreendedor Individual Conceito geral

MEI;

Pessoa Jurídica;

Contribuinte;

Empresa;

Criada para auxiliar micro negócios e facilitar o acompanhamento do governo Receita Federal é o responsável principal;

Se por acaso tiver alguma dúvida deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais para seus amigos!

Basta clicar no botão de compartilhamento.


O que achou deste artigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *